6 curiosidades sobre o chá…

Categories Saber e Comer
tea
Imagem retirada do google

Sou uma amante de chá, sem açúcar – há cerca de dois anos retirei, por completo, o açúcar do chá e do café. De manhã, ao lanche, ou depois da refeições, quente ou frio, às vezes com hortelã, o chá faz parte da minha rotina. Como dia 15 de Dezembro é o Dia Internacional do Chá, achei interessante partilhar algumas curiosidades, sobre esta bebida milenar, convosco.

Cerimónia do chá japonesa

A cerimónia do chá é uma parte importante da cultura japonesa e envolve o consumo de um delicioso chá verde, como MatchaA cerimónia do chá começou como uma forma de arte, praticada pela elite da sociedade japonesa, era uma maneira de se relacionar socialmente e de se promover. O ritual envolve apenas quatro ou cinco pessoas de cada vez e o chá é servido com aperitivos doces. 

O chá verde e o chá vermelho são um aliado perfeito

O Chá Vermelho possui propriedades terapêuticas, actua sobre as substâncias que regulam as funções corporais, ajudando, por exemplo, a reduzir o colesterol. Para além do seu efeito purificante, é um óptimo digestivo, sendo muitas vezes utilizado pelos orientais, após uma refeição mais “pesada”.

O Chá Verde, a seguir ao chá preto,  é o mais divulgado e consumido na Europa, dizem que fortalece o sistema imunitário e é considerado uma bebida light. Só por si, o chá não tem calorias nem gorduras. Por isso, é um aliado delicioso e refrescante para quem se preocupa com o peso. Como é uma bebida com baixo teor de cafeína, é um óptimo substituto para o café.

O chá faz bem aos dentes

É uma fonte natural de fluoreto que pode ajudar a proteger contra cáries dentárias e doenças da gengiva.

É Sagrado

No Tibete, o chá é praticamente considerado uma bebida sagrada.

Chá de Camomila, para pele e cabelo

O chá de camomila é um dos chás mais usados, na chávena e fora dela. Para além das propriedades calmantes e digestivas, também funciona muito bem na área da estética. Possui um efeito cicatrizante e tem o poder de clarear a pele e o cabelo, fazendo parte de diversas fórmulas de champô, sabonetes, cremes, etc. Além dos produtos existentes à base de camomila, o chá também pode ser usado na sua forma natural, em casa, sempre que for necessário.

Como se diz chá pelo mundo

Thee ( Holanda), Thé ( França ), Tea ( Hungria / Inglaterra ), Herbata ( Polónia ), Tè (Itália), Té (Espanha) , Çay  (Turquia ),  Tee ( Alemanha ).

Partilhas 563

3 thoughts on “6 curiosidades sobre o chá…

  1. Andreiagosto muito das tuas dicas adoro te emenso tenho emenda pena que vais deixar o programa do grande tarde porque ?Vou deixar de te ver gosto emenso de ti Andréia muitos beijinhos feliz Natal e um ano Novo cheio de coisas boas porque mereces amiga muitos beijinhos e muitas felicidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *