A abóbora na alimentação dos bebés – com receita

Categories Tenho um Bebé... E agora?

Desde há uns anos que sou cuidadosa com o que como e gosto de saber sobre o tema. Desde que fui mãe tornei-me ainda mais atenta. Para a minha filha quero o melhor! A abóbora é um excelente alimento e pode ser usada nas sopas ou para o lanche. No final dou um exemplo de receita, simples e saudável.

BENEFÍCIOS DA ABÓBORA:

A abóbora é rica cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e caroteno (substância responsável pela cor alaranjada de algumas frutas e vegetais), que se transforma em vitamina A pelo organismo. A vitamina A, entre outros benefícios, contribui para o fortalecimento e regeneração da retina, aumenta o número de glóbulos vermelhos no sangue, protege as vias respiratórias e fortalece o sistema imunológico.

Enriquece a dieta de bebés!

O puré de abóbora pode ser introduzido já no primeiro ano do bebé – a partir dos quatro ou quatro meses e meio – dependendo do pediatra/nutricionista e caso não estejam com leite materno em exclusivo, por exemplo. Por ser um alimento muito rico é altamente recomendado por pediatras e nutricionistas. O seu sabor adocicado e a textura cremosa faz com que o bebé o aceite com facilidade, tanto nas primeiras sopas, como em papas. Mais à frente, quando os bebés já podem comer com as mãos e comer sozinhos – supervisionados, claro –  podem até pegar em pedaços de abóbora assada e desfrutar de um ótimo snack.

Receita:

Puré de maça e abóbora (cozidas a vapor para desperdiçar o menos possível os seus nutrientes ou assadas) é uma excelente solução para uma papa saudável. Podem juntar uma colher de café de óleo de coco – a gordura saudável é essencial para o desenvolvimento – e se o bebé tiver mais de 6 meses podem ainda juntar uma pitada de canela.

Nota: Os alimentos devem ser introduzidos 1 a 1, com o devido tempo de espera, para detetar qualquer reação que possa causar no bebé, nomeadamente reações alérgicas.

Obrigada à nutricionista Andreia Revez, do Centro de Pré e Pós Parto por todas as dicas que me tem dado.

Aqui ficam os contactos do Centro Pré e Pós Parto, se precisarem:
www.preeposparto.com / centro@preeposparto.com
912 476 177 / 927 527 560

Créditos foto:Foto: Alyssa Cerny / Shutterstock.com

366 Partilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *