Ajudar a Novamente

Categories Livro Aberto

foto editar

Conheci a Vera Bonvalot quando ela foi convidada do Grande Tarde, em representação da Associação Novamente. Uma mulher fantástica – na foto está de azul –  e que desenvolve um trabalho incrível ao lado de homens e mulheres que, como ela, sabem da importância desta associação.

A Novamente é pouco conhecida mas faz um trabalho notável e essencial – criada por pais, médicos e amigos de pessoas com traumatismos Crânio-Encefálicos (TCE) – tem com objetivo prestar apoio às vítimas de TCE  (como o Paulo Sequeira e Teresa Sousa, que também estão na foto) e às suas famílias. Apoio à vítima, apoio ao cuidador e serviços de formação são apenas algumas das actividades que desenvolve.

Como é viver com um Traumatismo Crânio-Encefálico? “É uma luta para quem o vive e para quem ama quem o vive”. A Novamente dá uma NOVA oportunidade de vida a estas pessoas, que de repente têm as suas vidas transformadas e precisam de reaprender a viver. Há traumas que vão muito além daquilo que é físico. Os traumas emocionais são muitos e por vezes demasiado profundos para que sejam sarados sem ajuda. Todos os anos surgem cerca de 6000 casos de TCE em Portugal e a associação apoia neste momento mais de 650 famílias. Famílias que também tiveram de descobrir um novo mundo e infelizmente os cuidadores são muitas vezes esquecidos – mas a Novamente existe para todos, vítimas e famílias.

Por isso, deixo aqui o apelo para apoiarmos todos a esta associação, através da consignação de 0,5% do IRS a favor da mesma – atenção que esta medida não penaliza em nada o valor que vão receber, é importante dizer. Pode parecer pouco mas se todos ajudarmos fará uma enorme diferença. Há pessoas que dedicam as suas vidas a ajudar outros, um ato nobre que precisa do apoio de todos, para que não seja frustrante e em vão.

Como disse, no Grande Tarde, o trabalho da Novamente é essencial para todos aqueles que se cruzam com esta associação. Visitem o site da Associação – aqui – e ajudem, no que puderem. Obrigada!

 

novamente_mb1

Shares 439

1 thought on “Ajudar a Novamente

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *