Doce Saudável de Maçã e Nozes

Categories Saber e Comer

WhatsApp Image 2017-01-17 at 10.43.03

Confesso que apesar de não ser muito gulosa, há dias e momentos em que um docinho sabe muito bem e faz bem à alma. Não sou uma doceira – aliás, o meu jeito para tudo o que seja “doces” é pouco – mas há receitas fáceis, práticas em que me aventuro. Gosto de experimentar coisas diferentes e privilegiar  os ingredientes mais saudáveis. Aquilo que fazemos em casa dá-nos algumas garantias e eu gosto de saber o que estou a comer. Se a palavra “doce” vos assusta, mas adoram um bom docinho, aqui fica uma receita de que vão gostar. Ideal para um momento de descontração, acompanhado por um café ou um chá, ou simplesmente para adoçar o nosso dia. Um doce saudável? Sim, é possível! Ainda assim, não devemos cometer excessos. Deliciem-se….mas não abusem! 🙂

  • 1 kg de maçãs
  • 1 limão grande
  • 1 copo de água pequeno
  • 400/500 g de mistura de açúcar de coco e xilitol
  • Paus de canela (3)
  • 1 mão cheia nozes

Descasquem as maças e cortem em quatro partes, partam as nozes em pedaços pequenos e espremam o limão. Depois, juntem os ingredientes – à excepção das nozes –  numa panela e levem ao lume (brando), durante 1h30, mais ou menos. Não se esqueçam de mexer, regularmente – não queremos que queime, nem que o nosso doce fique colado ao fundo. Retirem os paus de canela, com cuidado para não se desfazerem. E chegou a hora de triturar o nosso preparado, com a ajuda de uma varinha mágica. Em seguida, juntem as nozes a gosto.

WhatsApp Image 2017-01-17 at 13.21.53

Coloquem, novamente, a panela de volta ao lume –  com o lume mais forte – até o doce ficar mais espesso. Cerca de 10min. Se preferirem o doce menos espesso, reduzam o tempo. Por fim, temos de deixar arrefecer e depois colocamos nos potes.

WhatsApp Image 2017-01-17 at 13.21.55

Nota:

O Xilitol é uma adoçante natural, com imensos benefícios,  tem cerca de 40% menos calorias que o açúcar normal, tem um índice glicémico baixo e, segundo dizem, é adequado a diabéticos. Podem encontrar este adoçante em lojas de produtos naturais (Celeiro, Brio) e aconselho a marca Iswari – que também podem comprar online. O açúcar de coco encontram facilmente em hipermercados e grandes superfícies – eu prefiro o da Iswari, pela qualidade, e não sou patrocinada 🙂  – não é branqueado, é rico em cálcio, ferro e potássio e uso-o, também, porque gosto do sabor que confere ao doce, ligeiramente caramelizado. Podem usar a mistura dos dois, como eu fiz, ou optarem só por um. Se usarem só o Xilitol a quantidade deve ser ligeiramente inferior, ou seja, não deve ultrapassar os 400g.

Bom apetite. E depois quero saber o resultado 🙂

Partilhas 479

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *