IMG_0553

Para este artigo procurei ajuda junto de dois especialistas em joalharia e em peças de casamento, Rita Torres e Alexandre Ribeiro, da Torres Joalheiros, explicam-nos o que é preciso ter em conta, que estilos de alianças existem, quais são as possibilidades e revelam-nos as escolhas de homens e mulheres. Será a escolha das alianças, na maior parte das vezes, consensual?

IMG_0494

Para eles, a escolha das alianças deve ser feita cerca de três meses antes da cerimónia, desta forma os noivos têm tempo para qualquer alteração  e experimentar mais do que uma vez as alianças. No que diz respeito ao estilo, os noivos podem optar por uma peça clássica, que perdure no tempo, uma peça mais arrojada…porque são amantes do design e gostam de marcar a diferença ou podem mandar fazer peças personalizadas e únicas. Em ouro amarelo, rosa ou branco, polida ou acetinada, as alianças devem respeitar a essência dos noivos e, por isso, voltando às personalizações, há noivos que optam, por exemplo, por ter alianças em ouro negro.

IMG_0564

IMG_0563

IMG_0580

IMG_0575

IMG_0596 IMG_0582 IMG_0606

IMG_0600

IMG_0592
IMG_0556

Há sempre quem goste de seguir aquilo que é moda e no que diz respeito ao formato isso também acontece. Na opinião dos especialistas, a forma amendoada e mais clássica, continua na frente, mas também pode ter uma forma “quadrada”,  meia cana, fio redondo, entre outras.

Em Portugal, a maioria dos casais opta por alianças iguais mas, há países onde homens e mulheres têm peças diferentes, as alianças das mulheres incluem, muitas vezes, diamantes.

IMG_0555

IMG_0606

IMG_0555

 

A espessura da aliança, que vamos escolher, é importante e deve ser feita tendo em conta o tamanho da mão e do dedo anelar de cada elemento do casal  – lembrem-se que  deve ser equilibrada, para se adaptar aos dois. O tamanho deste anel, que é para a vida, também deve ser escolhido com atenção, não deve deve ficar nem folgado nem demasiado justo. Temos de pensar que, com o passar do tempo, as variações de temperatura, a maternidade, as oscilações de peso, entre outros factores,  a aliança não se deve tornar desconfortável

Por fim, há que decidir se queremos ou não gravar algo nas alianças, o mais normal é o nome dos noivos e a data do casamento – na aliança de um fica gravado o nome do outro – mas há quem opte por gravar frases e até as impressões digitais.

IMG_0572

IMG_0422

IMG_0529

IMG_0452

Mas será que perante tantas escolhas e possibilidades os homens e as mulheres estão em sintonia?

A Rita Torres e o Alexandre Ribeiro falam-nos da experiência que têm e das preferências dos portugueses.

O resultado é este:

Mulheres Homens
Estilo Clássico Clássico
Cor Ouro Amarelo Ouro Amarelo
Forma Amendoada ou Meia Cana Amendoada
Diamantes Não Não
Espessura 3 ou 4 mm 4 mm
Gravações Nome e data Nome e data

Agradecimentos:

Torres Joalheiros – Avenida da Liberdade

Casamento

 

Partilhas 842

1 thought on “E as alianças?

  1. Olá Andreia

    Quem ofereceu as alianças foi o padrinho do meu marido e como tínhamos orçamento apertado tivemos que escolher umas de 9 kilates. Agora não a posso usar porque sou alérgica 😐😑

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *