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Atualmente, são muitas as pessoas que se preocupam com a saúde e bem estar e, para além da prática de exercício, é  importante termos uma alimentação cuidada. Eu concordo com a máxima de somos o que comemos. Hoje em dia, parece que o tempo tem menos tempo e há quem recorra a soluções rápidas – e plásticas – para colmatar a falta de tempo dos nossos relógios. Comer bem é possível e pode ser mais barato do que imaginamos, principalmente se optarmos por produtos da época. Os legumes e as frutas são essenciais para o nosso organismo, ricos em nutrientes e repletos de vitaminas, têm grande parte daquilo que é necessário para que tenhamos um corpo saudável. Vivemos num país incrível, que nos fornece fruta maravilhosa e é por isso que hoje dedico este meu post à fruta da época. Apesar de já estar no plano alimentar de grande parte das pessoas, é importante relembrar a importância do consumo de fruta para a saúde e bem estar, sublinhando, também, a importância de adequarmos as frutas que comemos à época em que estamos. E estamos no Verão!

Quais são as frutas da época?


Ameixa, Amora, Ananás dos Açores, Figo,  Framboesa, Melancia, Melão, Meloa, Morango, Pêssego e Uva.


Benefícios 


Rica em vitaminas e nutrientes 

Os frutos são ricos em água ajudando na digestão e no correcto funcionamento do nosso metabolismo. São muitos os artigos que destacam as Uvas por serem ricas em flavonoides e, por isso, um forte aliado do coração, mas não só! As Uvas estão repletas de vitaminas e nutrientes, que estimulam o nosso sistema imunológico. O melão é uma óptima fonte de vitaminas do complexo B e uma excelente fonte de vitamina A e C, tal como de sais minerais (ex: ferro e cálcio).

Ajuda na prevenção de doenças 

A fruta ajuda a prevenir e combater doenças e contribui para melhorar alguns problemas de pele. Segundo os estudos, a Ameixa, por exemplo, exerce uma ação anti-obesidade e anti-inflamatória e auxilia o processo digestivo – mas são muitos mais os benefícios – e a Ameixa seca ajuda a restaurar a densidade óssea e tem um efeito laxante. As amoras, além de saborosas, são úteis na prevenção de doenças cardíacas, derrames e cancro e são, também, um fantástico antioxidante. E agora damos destaque para uma fruta que é alcalinizante, ajuda a combater e prevenir a anemia, é uma forte aliada   dos nossos rins e ajuda regularizar a pressão arterial, tem poucas calorias e, ainda por cima, é doce e sumarenta…a Melancia tem estas propriedades e muitas mais.

Pobre em gorduras e calorias 

Alguns tipos de fruta contribuem para a redução da diabetes e colesterol devido aos baixos níveis de açúcar – mas atenção aos sumos, que têm uma quantidade maior de fruta, logo, têm mais açúcar.

Grande quantidade de fibras

O número elevado de fibras dá-nos a sensação de saciedade, desta forma a ingestão de outros alimentos é mais controlada. Devemos optar por comer uma peça de fruta “inteira” – à dentada ou cortada em pedaços –  em vez de a triturarmos e fazermos um sumo, para não perder qualidades.

Outros

A fruta da época tem preços mais baixos, é mais saborosa e – por cá – há imensa variedade.


 

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