Os Segredos dos Ingredientes #1

Categories Saber e Comer
sweet potato
fotografia retirada do google

A minha enorme paixão por nutrição faz com que respeite cada vez mais a relação entre aquilo que comemos e os efeitos que isso tem no nosso corpo, procurando saber as características do que tenho no meu frigorifico e despensa.

Adoro batata-doce, de todas as formas, assada, salteada, cozida ou frita – mas nesta última forma não abuso, porque sabe muito bem fritada, mas é menos saudável. São diversos os modos de cozinhar e tirar partido dos imensos benefícios deste alimento. Eu prefiro-a assada, como acompanhamento de um polvo à lagareiro ou salteada (depois de cozida), para acompanhar um hambúrguer de choco e salmão (só de pensar, já estou com água na boca!!).

Há dias em que as asso para o jantar e guardo uma ou duas para o dia seguinte, seja para o pequeno almoço – há manhãs mais caóticas e é bom ter algo rápido e rico em nutrientes – ou para comer a meio da tarde, por ser uma alternativa saudável.

Descobri que a batata doce tem um baixo índice glicémico – principalmente se for cozida com casca – é rica em fibras, o que é óptimo para o nosso intestino, e é um bom hidrato de carbono porque é de absorção lenta. Dá-nos energia, sacia e, na opinião de muitos especialistas, é uma opção bem mais saudável do que a conhecida batata-inglesa, porque é rica em vitaminas, potássio e é uma óptima fonte de ferro. No entanto, caso não tenhamos uma vida ativa, deve ser comida com moderação. 

Partilhas 2K

7 thoughts on “Os Segredos dos Ingredientes #1

  1. Olá Andreia, adoro batata doce, confecionada de todas as maneiras (cozida, assada, grelhada, salteada) ainda não comi frita, vou experimentar. Este ano foi a primeira vez que plantei batata doce, fiquei fã, muito mais saborosa do que a que se compra. Parabéns pelo excelente trabalho 😉 Beijos

  2. Adoro batata doce! Desde que experimentei a comê-la cozida a acompanhar o peixe tudo mudou. Fiquei tão fanática que até a sopa tem de ser feita com essa batata 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *