Os Segredos dos Alimentos #1
Categories Saber e ComerA minha enorme paixão por nutrição faz com que respeite cada vez mais a relação entre aquilo que comemos e os efeitos que isso tem no nosso corpo, procurando saber as características do que tenho no meu frigorifico e despensa.
Adoro batata-doce, de todas as formas, assada, salteada, cozida ou frita – mas nesta última forma não abuso, porque sabe muito bem fritada, mas é menos saudável. São diversos os modos de cozinhar e tirar partido dos imensos benefícios deste alimento. Eu prefiro-a assada, como acompanhamento de um polvo à lagareiro ou salteada (depois de cozida), para acompanhar um hambúrguer de choco e salmão (só de pensar, já estou com água na boca!!).
Há dias em que as asso para o jantar e guardo uma ou duas para o dia seguinte, seja para o pequeno almoço – há manhãs mais caóticas e é bom ter algo rápido e rico em nutrientes – ou para comer a meio da tarde, por ser uma alternativa saudável.
Descobri que a batata doce tem um baixo índice glicémico – principalmente se for cozida com casca – é rica em fibras, o que é óptimo para o nosso intestino, e é um bom hidrato de carbono porque é de absorção lenta. Dá-nos energia, sacia e, na opinião de muitos especialistas, é uma opção bem mais saudável do que a conhecida batata-inglesa, porque é rica em vitaminas, potássio e é uma óptima fonte de ferro. No entanto, caso não tenhamos uma vida ativa, deve ser comida com moderação.
Olá Andreia, adoro batata doce, confecionada de todas as maneiras (cozida, assada, grelhada, salteada) ainda não comi frita, vou experimentar. Este ano foi a primeira vez que plantei batata doce, fiquei fã, muito mais saborosa do que a que se compra. Parabéns pelo excelente trabalho 😉 Beijos
Eu adoro!!!! MESMO!!!!
Uma boa ideia era fazer um post com receitas a fazer com a batata-doce! Beijinhos 🙂
Já fiz!!! O Gnocci 🙂 Gostou?
Adoro batata doce! Desde que experimentei a comê-la cozida a acompanhar o peixe tudo mudou. Fiquei tão fanática que até a sopa tem de ser feita com essa batata 🙂
Confesso que não sou grande fã de batata doce! Só a confecionei cozida e não morri de amores!
https://jusajublog.blogspot.pt
Tem de experimentar de outras maneiras 🙂