Os Segredos dos Ingredientes #3

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beringela

A beringela é um dos meus legumes favoritos – para além de extremamente saborosa, é muito saudável e traz imensos benefícios ao nosso organismo. É um ingrediente versátil que pode ser utilizado numa panóplia de receitas diferentes e originais. Eu utilizo-a regularmente nas minhas refeições – aliás, o Coisas Nossas já conta com duas receitas que incluem beringela que podem consultar aqui e aqui. E há uns dias decidi experimentar beringela assada no forno – uma maravilha – prometo que partilho em breve.

Agora, deixo-vos com alguns dos benefícios da beringela que – convém não esquecer – pode ser uma ótima substituta para alimentos menos saudáveis como, por exemplo, a batata.

– Previne doenças cardíacas e o envelhecimento precoce das células, por ser rica em antocianina, um antioxidante muito forte;

– Rica em ácido clorogénico, baixa os níveis de mau colesterol e é antiviral;

– Estimula a circulação sanguínea e é uma aliada na prevenção de coágulos sanguíneos;

– Ajuda a controlar o peso – tem poucas calorias 🙂 ;

– Previne a anemia;

– Rica em folato (ácido fólico);

– Excelente para o sistema nervoso, rica em antioxidantes, ajuda a proteger as células do cérebro contra os radicais livres.

– Fonte de fibra dietética, pode ajudar a combater diabetes tipo 2.

 

Estes são apenas alguns dos benefícios deste alimento. Claro que – é importante mencionar – não podemos pensar que um só ingrediente vai fazer milagres ao nosso corpo e, como tal, a sua ingestão tem de ser complementada com toda uma rotina de alimentação saudável e exercício físico.

Foto: Google
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