Os Segredos dos Ingredientes #4

Categories Saber e Comer

courgette

Outro ingrediente de que eu não prescindo na minha alimentação é a courgette. Fica ótima salteada, com outros legumes – acompanhados de massa ou arroz – assada no forno ou crua, em saladas.

Com apenas 17 calorias por cada 100 gramas, o baixo valor calórico é sem dúvida uma das razões para que a courgette seja tão utilizada por nutricionistas, nos seus planos alimentares – especialmente se a pessoa em questão tiver excesso de peso. Mas atenção: A courgette – constituída por 95% de água e hidratos de carbono – absorve o azeite muito facilmente, pelo que se a fritarmos ela duplica o valor das calorias.

Para além disso, a courgette é também uma excelente fonte de potássio, ferro, manganês, fósforo e zinco. A fibra tem propriedades que ajudam à digestão e por isso é ideal para pessoas com problemas intestinais ou de estômago. Já o potássio é benéfico para os rins e para o coração, ajudando a regular os níveis de tensão arterial.

Para finalizar, convém referir que – como em tantos outros legumes ou frutas – a maior parte dos nutrientes se encontra na casca. Por isso, evitem descascá-la.

Partilhas 705

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *