Os vários Nomes do Açúcar

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Cada vez mais somos alertados para o excesso de consumo de açúcar. Está comprovado que ingerimos demasiado açudar (refinado, isolado ou modificado) e os efeitos deste consumo são nocivos para o nosso corpo e saúde.

Neste artigo, não me vou alongar – nem tão pouco fazer juízos – sobre este tema. Acho que há dias e dias e excepcionalmente podemos tudo – ou quase tudo. O certo é que o açúcar pode ter muitos nomes o que leva muitas pessoas a excederem em muitos gramas a quantidade limite diária. É importante ler os rótulos, para que as nossas escolhas possam ser mais as mais acertadas.

Hoje, deixo aqui uma ajuda e partilho alguns tipos de açúcar e os nomes que pode ter:

  • Frutose
  • Açúcar mascavado
  • Açúcar invertido
  • Açúcar de cana
  • Xarope de arroz
  • Xarope de milho
  • Xarope de cevada
  • Xarope ou geleia de Agave
  • Sumo concentrado de fruta
  • Dextrose
  • Sorbitol
  • Sacarose
  • Maltose
  • Mel
  • Açúcar de coco
  • Rapadura
  • Xilitol
  • Eritol
  • Stevia

Alguns açucares acima mencionados são considerados melhores por terem um valor calórico mais reduzido, por terem uma absorção mais lenta e alguns serem ricos em determinados nutrientes e sais minerais . O açúcar de coco, o mel, o xilitol, o xarope de Agave , entre outros, fazem parte deste grupo menos nocivo, porém os especialistas alertam para a necessidade de termos um consumo moderado. E atenção: há açúcar que apesar de ter um tom mais escuro continua a ser açúcar refinado.

 

 

Espero que este artigo vos seja útil! 🙂

Fotos retiradas do Google

 

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