Passear por Portugal I
Categories Check-inHoje é Dia Mundial do Turismo. E Portugal está na moda. É verdade que existem sítios maravilhosos por todo o mundo mas, na moda ou não, temos um país fantástico e às vezes não nos lembramos disso. É importante sermos turistas no nosso maravilhoso Portugal.
Temos um país rico em história e cultura, com paisagens idílicas e paradisíacas. Por isso – e muito mais -neste dia do Turismo, começo uma viagem pelo nosso país. Inspirada na digressão da SIC, para a comemoração dos 25 anos, decidi ir distrito a distrito e seleccionei alguns locais a visitar. Claro que cada um dos distrito tem muito mais – mesmo muito – para explorar, esta é apenas uma pequena seleção. Em breve irei descobrir novos cantos e recantos e aceitam-se sugestões.
Neste primeiro artigo vamos até Aveiro, Beja, Braga, Bragança e Castelo Branco. Regressem nos próximos dias para descobrirmos – juntos – mais distritos.
Distrito de Aveiro
Aveiro é paragem obrigatória! Para os mais gulosos – eu inclusivamente, de forma responsável!!!!!! – existem os ovos moles, o doce típico que atrai milhares de pessoas pelo seu sabor e textura. Para os amantes de desporto e paisagens de cortar a respiração, os Passadiços do Paiva são obrigatórios: 8 kms de passadiço de madeira, estendidos entre praias fluviais e arvoredos de beleza ímpar.
Finalmente, a ria de Aveiro e os seus barcos são ótimos para fins de tarde em família ou para passeios com a nossa cara metade.
Distrito de Beja
Portugal é um país conhecido pela sua gastronomia e doçaria e o distrito de Beja não foge à regra. Queijadas, trouxas, bolo príncipe, maltesinhas, são inúmeras as opções de doces que Beja tem para oferecer. Se quiserem provar algum destes doces – ou as conhecidas empadas – aconselho vivamente a pastelaria Luiz da Rocha, bem no centro de Beja.
Serpa é uma cidade a conhecer, apesar de pequena esta cidade respira história. O Palácio dos Condes de Ficalho, as Muralhas de Serpa ou a Ermida de Santa Luzia são pequenos (grandes) exemplos do que a cidade tem para oferecer.
Para os amantes de vinho, o roteiro das Adegas na Vidigueira vale muito a pena e, para rematar, uma refeição no restaurante Ribafreixo com vista sobre as vinhas.
Distrito de Braga
Guimarães pertence ao distrito de Braga e é o “Berço da Nação”. O Centro Histórico de Guimarães é considerado Património da Humanidade pela UNESCO: Nesta cidade temos um castelo do século X e o Palácio dos Duques de Guimarães e serão apenas duas paragens das muitas – obrigatórias – que poderão fazer, onde viajamos no tempo.
E não deixem de visitar Braga. O Santuário do Bom Jesus do Monte é um local a não esquecer, temos de subir 581 degraus, é um número desafiante mas que vale a pena e, para quem preferir, existe um funicular. Não há desculpas.
Cidade linda! Andreia obrigada por mais uma partilha beijinhos ???