Passear por Portugal I

Categories Check-in

Hoje é Dia Mundial do Turismo. E Portugal está na moda. É verdade que existem sítios maravilhosos por todo o mundo mas, na moda ou não, temos um país fantástico e às vezes não nos lembramos disso. É importante sermos turistas  no nosso maravilhoso Portugal.

Temos um país rico em história e cultura, com paisagens idílicas e paradisíacas. Por isso – e muito mais -neste dia do Turismo, começo uma viagem pelo nosso país. Inspirada na digressão da SIC, para a comemoração dos 25 anos, decidi ir distrito a distrito e seleccionei alguns locais a visitar. Claro que cada um dos distrito tem muito mais – mesmo muito – para explorar, esta é apenas uma pequena seleção. Em breve irei descobrir novos cantos e recantos e aceitam-se sugestões.

Neste primeiro artigo vamos até Aveiro, Beja,  Braga, Bragança e Castelo Branco. Regressem nos próximos dias para descobrirmos – juntos – mais distritos.

Distrito de Aveiro

Aveiro é paragem obrigatória! Para os mais gulosos – eu inclusivamente, de forma responsável!!!!!! – existem os ovos moles, o doce típico que atrai milhares de pessoas pelo seu sabor e textura. Para os amantes de desporto e paisagens de cortar a respiração, os Passadiços do Paiva são obrigatórios: 8 kms de passadiço de madeira, estendidos entre praias fluviais e arvoredos de beleza ímpar.

1

Finalmente, a ria de Aveiro e os seus barcos são ótimos para fins de tarde em família ou para passeios com a nossa cara metade.

aveiro4

Distrito de Beja

Portugal é um país conhecido pela sua gastronomia e doçaria e o distrito de Beja não foge à regra. Queijadas, trouxas, bolo príncipe, maltesinhas, são inúmeras as opções de doces que Beja tem para oferecer. Se quiserem provar algum destes doces – ou as conhecidas empadas – aconselho vivamente a pastelaria Luiz da Rocha, bem no centro de Beja.

Serpa é uma cidade a conhecer, apesar de pequena esta cidade respira história. O Palácio dos Condes de Ficalho, as Muralhas de Serpa ou a Ermida de Santa Luzia são pequenos (grandes) exemplos do que a cidade tem para oferecer.

131983673_516b8b340b_z

Para os amantes de vinho, o roteiro das Adegas na Vidigueira vale muito a pena e, para rematar, uma refeição no restaurante Ribafreixo com vista sobre as vinhas.

Distrito de Braga

Guimarães pertence ao distrito de Braga e é o “Berço da Nação”. O Centro Histórico de Guimarães é considerado Património da Humanidade pela UNESCO: Nesta cidade temos um castelo do século X e o Palácio dos Duques de Guimarães e serão apenas duas paragens das muitas –  obrigatórias – que poderão fazer, onde viajamos no tempo.

01paco_gr

E não deixem de visitar Braga. O Santuário do Bom Jesus do Monte é um local a não esquecer, temos de subir 581 degraus, é um número desafiante mas que vale a pena e, para quem preferir, existe um funicular. Não há desculpas.

4002421428_7beaba9a9e_b

Distrito de Bragança

Para quem gosta de passear pelo norte do país, o distrito de Bragança tem de fazer parte do roteiro.

Os longos pastos verdes, presentes em grande parte da cidade, são o local ideal para piqueniques e passeios em família e óptimos para passear os nossos cães, porque há imenso espaço para correr e brincar.

JC_1_720_2500

Durante as minhas pesquisas para este artigo, encontrei um museu que vou – sem dúvida – visitar. O Museu das Curiosidades de Romeu, em Mirandela. Este museu tem expostos todo o tipo de objetos desde o século XIX até ao início do século XX, como por exemplo: máquinas fotográficas, automóveis e caixas de música…e, mais uma vez, viajamos no tempo.

Distrito de Castelo Branco

Castelo Branco é conhecido pela sua diversidade de espaços e paisagens. A aldeia de Monsanto é famosa pelas suas pequenas casas, construídas em redor de pedras enormes – recomendo.

monsanto

Em Castelo Branco, mais precisamente na Vila Velha de Ródão, existe o monumento natural das Portas de Rodão, uma paisagem deslumbrante, onde nos deixamos ir…com o rio Tejo e as montanhas como pano de fundo. Recomendo também a Penha Garcia, ideal para quem gosta de banhos em quedas de água e conhecer sítios únicos. Finalmente, o passeio não pode deixar de passar pelo Centro Geodésico de Portugal, perto de Vila de Rei.

5889853277_b98737535b_b

Continua…

Fotografias retiradas do Google
Partilhas 616

1 thought on “Passear por Portugal I

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *