ROMA outra forma de dizer AMOR

Categories Check-in

Há a Roma dos filmes, das músicas e dos livros de História e, depois, há a Roma de cada um de nós, aquela em que nos sentimos no papel principal de um filme que se desenrola a todo o momento. A minha Roma tem sempre calor de verão, esplanadas cheias, praças a pulsar de culturas várias. Tem turistas que vagueiam e casais perdidos entre si. A minha Roma faz-se a pé – ai o trânsito!!!! – e tem mais encanto ao final de tarde quando o sol dá tréguas.

Se a visita for apenas de um fim de semana, há sítios obrigatórios.

Para o Coliseu e Forum Romano há um bilhete, que dá acesso também ao Palatino, que custa cerca de 16€. Se forem no inicio do mês, no primeiro Domingo a entrada é gratuita no Coliseu. Em Agosto as temperaturas são muito altas e andar com uma garrafa de água é obrigatório.

Os museus do Vaticano estão no top dos melhores do mundo, onde não se pode deixar de ver a obra maior de Michelangelo, no tecto da Capela Sistina. Só uma nota: há dias em que os seguranças são muito rigorosos com as fotos (por regra são proibidas), mas no dia em que fomos tivemos sorte. Atenção que temos de entrar com os ombros cobertos e nada de mini saias. Preparem-se para andar, muito.

O Castelo de Santo Ângelo, merece também a nossa atenção e a vista é linda.

La bocca de la verità (a boca da verdade)! Reza a lenda que esta máscara, esculpida em Mármore, comia a mão daqueles que não dissessem a verdade e ainda hoje, por 2€,  se atesta a honestidade dos visitantes 🙂 Ficou celebre graças a Audrey Hepburn, no filme Férias Romanas.

20160805_151115

Há quatro anos quando estivemos em Roma, a Fontana di Trevi estava em obras de recuperação. No verão de 2016 voltámos e, já sem andaimes, o cenário era perfeito. Confesso que tenho uma perdição por fontes e esta é sem dúvida uma das obras mais bonitas que já vi, não nos cansamos de olhar. Assim que entramos na praça sentimos um embate,  num instante somos tomados por aquele frenesi de gente e ainda assim o tempo pára. Desta vez queria cumprir todo o ritual – e o Daniel sabia disso –  sentei-me, na fonte, de costas para a mesma, tirei a moeda que já tinha guardada – para não correr o risco de não ter nenhuma – fechei os olhos, pedi o desejo e atirei a moeda. Na fotografia dá para ver a moeda no ar.

20160805_1604051

Quando abri os olhos  estava perante um dos momentos mais mágicos da minha vida. “Sim, quero casar-me contigo “,  “Sim, quero viver toda a minha vida contigo”,”Sim, acredito que será para sempre”.  Entre lágrimas e sorrisos em Roma vivi um sonho.

20160809_161102

Há dois pratos que nunca nego, Pizza e Pasta. Se forem a Roma há um restaurante que é obrigatório,  fica na Piazza de Santa Cecilia. No Roma Sparita temos de provar o Tagliolini Cacio e Pepe, uma das receitas mais famosas e tradicionais da culinária romanesca, tenho ideia de que foi cerca de 10/15€.  O molho de queijo, a pimenta preta e a manteiga são apenas alguns dos ingredientes desta massa que é servida, al dente, numa taça de queijo parmesão crocante.

Foto oficial do restaurante

A Piazza Navona é um dos meus locais de passagem preferidos e podemos almoçar com vista para a praça.  A Piazza Navona e a Piazza di Spagna devem fazer parte do roteiro.

Piazza Navona

Passear junto ao Rio Tibre, que travessa a cidade é fantástico e serve de fundo para fotos maravilhosas.  À noite, há uma feirinha que é óptima para desfrutar da noite quente. Há 4 anos estivemos lá e este ano também.

Quando penso na minha Roma, facilmente sou transportada para os labirintos de ruas, para a grandiosidade dos templos, das abóbodas, sinto na pele o calor dos verões que lá vivi e das emoções que lá senti. ROMA outra forma de dizer AMOR.

Shares 2K

7 thoughts on “ROMA outra forma de dizer AMOR

1. Roma é Amor.
    Eu e o meu companheiro de vida, chegamos ontem, de uns dias passados em Roma.
    Que dias lindos de Sol e que ambiente caloroso, que dias de fé, e que passagem de ano luminosa, passeando pelo Rio Tibre.
    Amei Roma, amamos Roma.
    Cada esquina, cada canto, cada praça, cada café, cada monumento, Roma é um museu a céu aberto!
    Tenho Roma no coração.

2. Ha três messes também fui a Roma, tbm vivi uma semana de sonho pois tbm fui pedida em casamento na Fontana de Trevi 💏 um local lindo e de qual vou recordar é guardar para o resto da minha vida. 💕

3. O meu Daniel também me pediu, em Setembro, para passarmos o resto da vida juntos. Na Piazza Navona !
    Para mim, Roma, é a verdadeira cidade do amor. Tudo é mágico, intenso e profundo, tal como deve ser o amor. Sejam muito felizes !

4. A 27 de Junho deste ano (dia do meu 28º aniversário) estive em Roma de férias e também fui pedida em casamento na Fontana di Trevi…não quando atirei a moeda, mas quando estava sentada nas escadas a apreciar a fonte e toda a gente que por lá estava…de repente caiu-me uma caixinha com o anel em cima do colo e veio a pergunta! Revejo-me em cada palavra que escreveu…e sim, Roma é para voltar sem dúvida! Sinto que é o “meu” lugar especial e pelo que vejo também o seu também 🙂 Que corra tudo pelo melhor com o casamento que se aproxima e que seja muuuuito feliz…é só o que posso desejar para si e para mim também 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *