Sandra Duarte Cardoso – Há pessoas que vale a pena conhecer

Categories Livro Aberto

foto_sandra_2

Conheci a Sandra Duarte Cardoso na SIC. Foi numa manhã, numa ação da SIC com a SOS Animal, entre cães a gatos – que estavam para adoptar  – que nos conhecemos. Gostámos imediatamente uma da outra e ficámos à conversa. Uns tempos depois a Sandra estava a convidar-me para dar rosto a uma campanha da SOS Animal. O objectivo era criar o 1º Hospital Solidário Animal. “Contem comigo” foi resposta imediata.

c147842ea82deb81c2ec65f82124040291560

 Há pessoas que vale a pena conhecer e a Sandra é uma delas. Firme nas suas convicções, faz tudo para defender os direitos dos animais. Para uns ela é “fundamentalista”, há quem a veja como “um exemplo” e há outros para quem ela é “uma inspiração” na tentativa se tornarem pessoas melhores – há pequenas mudanças que fazem uma enorme diferença. Para quem a conhece ela é uma força da natureza, que ama os animais e defende os seus ideais. É uma mulher que acredita num mundo melhor, que está sempre disponível para ajudar, é uma mulher que gosta de gostar e o certo é que, à maneira dela, lá nos vai fazendo a todos pensar.

fullsizerender-2

Além do facto de seres uma enorme defensora dos animais, o que é que as pessoas devem saber sobre ti?

Ser defensora de animais é mais que a minha profissão, é a minha missão de vida, sinto que é o meu chamamento. Considero-me uma mulher dos “sete ofícios”, que se desmultiplica entre funções e profissões ao longo das escassas 24 horas que tem cada dia. Para além de ser médica veterinária e presidente da direção da SOS Animal, sou apresentadora de televisão, sou mãe de cães, gatos, uma porquinha e uma mini humana, que amo profundamente. Como se tudo isto não fosse suficiente, estou no 3º ano de um doutoramento, e sou investigadora em Ciências Veterinárias no ICBAS da Universidade do Porto. Tento ter uma vida o mais livre de qualquer tipo de crueldade animal, sou vegan de convicção, mas não nasci assim, foi algo que pela informação que fui recolhendo, optei por tentar não compactuar, aos poucos e gradualmente, com qualquer tipo de exploração animal.

No entanto, tenho amigos, família, e colegas muito próximos, que não tem a mesma filosofia de vida, a qual eu respeito, mas tento mostrar o que sei, e o porquê de fazer as opções que faço, mas sem os desrespeitar, ou mesmo deixar de os amar. São pessoas boas, são pessoas de quem gosto muito, e uma pessoa não é melhor ou pior por abraçar esta filosofia de vida – cada um tem o seu tempo para tomar estas decisões.

Uma frase que tenho sempre em mente é: “Não podemos pedir ou exigir para nós e para quem amamos o que negamos, repetidamente, aos outros”. Acredito que todos somos passíveis de mudança, bem como de compaixão por todos os seres sencientes.

– Qual é o trabalho da SOS Animal?

O trabalho da SOS Animal, como ONG, não se limita ao nosso hospital solidário, é baseado numa missão em que acreditamos que é nosso dever ajudar na defesa de todos os animais que precisam de ajuda. Neste momento temos um departamento de comunicação que nos ajuda a criar e divulgar apelos, quer sejam de adoções, alterações à legislação de proteção animal existente que precisa ainda de muito para ser justa. fazemos campanhas institucionais onde informamos o público em geral sobre temas relacionados com saúde e bem estar animal, entre outros, e muito recentemente criámos a SOS Animal Produções, uma produtora que se irá dedicar à criação de conteúdos “isentos de sofrimento animal”, ligados à sustentabilidade e à ecologia, com o objetivo de aos poucos, ajudar a mudar mentalidades.
foto_sandra_1

– Um hospital solidário significa o quê?

A ideia que tem sido associada ao facto de ser solidário é que é gratuito, mas infelizmente essa não é a nossa realidade, porque funcionamos sem qualquer apoio financeiro estatal. Dependemos apenas dos serviços prestados no hospital, de donativos, e de quotas de sócios, que são aplicados na sua totalidade no hospital. Um hospital solidário significa que foi criado com objetivo de ajudar todos os animais, quer sejam de rua, ou de pessoas que não têm possibilidade de pagar os tratamentos dos seus animais na totalidade, tendo sido criada uma tabela especial para pessoas carenciadas.

 Visitem o site da SOS Animal, aqui – http://www.sosanimal.com

Partilhas 297

1 thought on “Sandra Duarte Cardoso – Há pessoas que vale a pena conhecer

  1. Querida Andreia, sem vos conhecer, gosto imenso das duas.
    Tenho a certeza que são pelo bem, pelo amor, pela vida, por um mundo melhor. O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, cuidadores, contadores de histórias, de pessoas que deixem rasto, do bem, como vocês.
    Bem haja de coração por serem quem são.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *